Artigos e Dicas

Uma forte tendência que observamos no paisagismo contemporâneo é a presença de hortaliças nos jardins. Em áreas maiores podemos criar uma horta num ambiente ensolarado ou junto a um pomar; já para espaços menores, as hortaliças podem ser plantadas em pequenos canteiros ou até mesmo em vasos e jardineiras, suspensos ou não.

Em qualquer caso dos citados acima, o importante é que as hortaliças estejam expostas ao sol durante a maior parte do tempo, uma vez que em locais sombreados as hortaliças não se desenvolvem de maneira satisfatória.

As hortaliças podem ser plantadas a partir de sementes ou pequenas mudas, ambas encontradas em agropecuárias ou lojas especializadas.

As hortaliças geralmente têm ciclo curto, ou seja, podem ser colhidas em poucos dias, como é o caso do rabanete, que pode ser consumido aproximadamente 25 a 30 dias após seu plantio! É claro que a duração deste período depende dos cuidados oferecidos para as hortaliças, as quais em geral apreciam solo muito fértil e regas frequentes.

Além das hortaliças comumente usadas podemos plantar ervas aromáticas e temperos como; salsa, cebolinha, manjericão, o hortelã, o poejo ou a lavanda entre tantas outras opções.

Qualquer que seja a sua opção, as hortaliças, se bem cuidadas, têm um grande potencial paisagístico e nos presenteiam com nutrientes, aromas, cores e sabores deliciosos! Bom apetite!